top of page

Por que eu me cobro tanto?

  • Luanna Coelho
  • 15 de mar. de 2024
  • 1 min de leitura

Você já iniciou um projeto e não conseguiu terminá-lo por pensar que não estava bom, que você jamais chegará a um nível de excelência para concluí-lo e por isso seria melhor desistir?

Já perdeu oportunidades de ir a eventos, relacionamentos ou negócios porque se sentia horrível?

Um dos elementos que pode ter contribuído para estas dificuldades em alcançar seus objetivos é o perfeccionismo!

Não, perfeccionismo não é uma qualidade de pessoas organizadas e nem um defeito legal, daqueles que a gente fala na entrevista de emprego achando que será bem visto!

Perfeccionismo é o estabelecimento de altos padrões de desempenho, avaliações muito críticas e evitação constante de falhas e erros.

Por que isso é tão prejudicial!?

Porque, para o perfeccionista, ele nunca está preparado, portanto, é comum que perca prazos, atrase trabalhos, procrastine atividades e decisões, tenha dificuldade de manter hábitos... Isso tudo porque prefere não fazer do que fazer e não ficar perfeito!

A autoexigência é benéfica até certo ponto, quando te move a buscar o próprio aperfeiçoamento! Mas no momento em que você percebe que está te paralisando é hora de dar um passo atrás e rever estes pensamentos!

Tenha em mente que você nunca estará 100% preparado ou sempre nas condições ideais! Somos humanos e estamos sempre em construção!

E para quem se identificou com as características do perfeccionismo não custa lembrar que: “Feito é melhor que o perfeito não feito”!



 
 

© 2023 por Luanna Coêlho, psicóloga

bottom of page